5º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional discute biodisponibilidade, sustentabilidade e afetividade

Na medida em que a alimentação saudável ganha força entre os brasileiros, a gastronomia funcional se destaca por abranger ingredientes com propriedades que favorecem e auxiliam no funcionamento do corpo humano. Pensando nesses novos hábitos de consumo e na expansão do mercado de alimentos funcionais, o Gluten Free Brasil apresenta o 5º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional com o tema ”biodisponibilidade, sustentabilidade e afetividade”.

Em 2022, o evento será realizado nos dias 22 e 23 de julho, no Centro de Exposições Frei Caneca, em São Paulo, como parte da 11ª edição do Gluten Free Brasil e contará com a presença de especialistas, chefs e nutricionistas renomados que unirão o sabor dos alimentos à biodisponibilidade de seus nutrientes, oferecendo um olhar sustentável às receitas.

Um novo olhar sobre o futuro da gastronomia

Como comer o que gostamos e cuidar da saúde e do meio ambiente ao mesmo tempo? Apesar de parecer um grande desafio, o 5º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional irá debater a relação entre o paciente e as diferentes sensações capazes de remeter a momentos especiais por meio da alimentação. Tudo isso sem abrir mão da saúde e do impacto socioambiental positivo de escolhas alimentares simples e práticas.

Chefs renomados realizam aplicações práticas de ingredientes funcionais utilizando marcas reconhecidas no mercado de alimentação saudável

Da biodisponibilidade e sabor à sinestesia e design do alimento, o evento oferecerá pistas que levarão os congressistas à cozinha do futuro, apresentando temas fundamentais da gastronomia funcional a partir de mudanças sobre a concepção de alimentação saudável com grandes convidados, como as nutricionistas Gabriela Kapim e Alê Luglio e o apresentador Rodrigo Hilbert. Esse ano, o Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional também destaca a presença da jornalista Ailin Aleixo, criadora do podcast sobre gastronomia, sustentabilidade, comida e consciência Vai Se Food.

A Nova Gastronomia

Todos os anos, o Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional apresenta, na prática, uma cozinha responsável baseada em ingredientes funcionais que reforçam a sua conexão com a natureza a cada preparo. O que precisamos cozinhar hoje, para um futuro mais consciente amanhã?

A nova gastronomia responde essa pergunta a partir da compreensão de novos conceitos e técnicas que transformam o alimento, do plantio aos seus aspectos sensoriais, visuais e emocionais. Além disso, o congresso apresenta a gastronomia funcional como uma poderosa ferramenta educativa para pacientes com restrições alimentares.

Gluten Free Brasil 2022

O Gluten Free Brasil será realizado nos dias 22 e 23 de julho, no Centro de Exposições Frei Caneca. O maior evento gluten free da América Latina retorna à cidade de São Paulo para oferecer uma experiência imersiva na nutrição avançada em um novo raciocínio clínico para as condutas do nutricionista. O congresso contará com mais de 64 horas de conteúdo ao vivo ministrado por mais de 50 palestrantes em três salas simultâneas e 7 Talk Shows, além da presença das marcas mais prescritas no mercado de alimentação saudável.

Inscreva-se no Gluten Free Brasil 2022 aqui.

REFERÊNCIAS

ROSZKOWSKA, Anna et al. Non-Celiac Gluten Sensitivity: a review. Medicina. Polônia, p. 1-19. 28 maio 2019. Disponível em: https://www.mdpi.com/1648-9144/55/6/222/htm. Acesso em: 18 mar. 2022