Descoberta em 1815 por Vogel e Pelletier, a curcumina se destaca na culinária por seu componente hidrofóbico de cor amarela, tradicionalmente utilizado em países asiáticos por suas diversas propriedades contra estados fisiopatológicos, inclusive sendo anticancerígeno.

A curcumina é um importante agente anti-inflamatório, capaz de atenuar quadros de inflamação em doenças, incluindo câncer. Alguns estudos mostraram a sua associação com a prevenção e tratamento de vários tipos de câncer, incluindo gastrointestinal, respiratório, linfático, pele e sistemas reprodutivos.

De acordo com estudos, o seu consumo pode ter um papel importante no controle da inflamação, proliferação celular e angiogênese, além de atuar de maneira positiva contra os efeitos da endometriose.

Curcumina e inflamação

  • A administração de curcumina demonstrou diminuir a inflamação inibindo a expressão de fatores inflamatórios.
  • Um estudo recente mostrou que a curcumina pode ser um tratamento interessante da endometriose, anulando a ativação aberrante de quimiocinas, citocinas e da via NF-κB

Curcumina e Estresse Oxidativo

  • Oestresse oxidativo é considerado como um dos principais determinantes do processo de endometriose. Alguns estudos mostraram que a prevenção da endometriose pode ser feita pela administração de antioxidantes.
  • A curcumina pode eliminar radicais livres, como ROS e radicais de dióxido de nitrogênio.

Curcumina e angiogênese​

  • Alguns estudos demonstraram que a curcumina reduz a expressão de VEGF no endométrio ectópico, mas não no endométrio eutópico.

Referência Bibliográfica 

VALLÉE, Alexandre, et al.Curcumin and Endometriosis.  2020,https://doi.org/10.3390/ijms21072440. Disponivel em: https://www.mdpi.com/1422-0067/21/7/2440/htm