5º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional reúne chefs e nutricionistas em São Paulo.

O congresso recebeu profissionais de várias partes do Brasil.

O 5º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional, realizado nos dias 22 e 23 de julho, durante a 11ª Edição do Gluten Free Brasil, reuniu centenas de nutricionistas, chefs e cozinheiros do Brasil.

Foram 2 dias de palestras divididos em 6 módulos e 2 talk shows, com a presença de 19 palestrantes, referências em suas áreas de atuação, empenhados em apresentar aos congressistas um novo conceito de gastronomia funcional.

Reproduzir vídeo

Com 7 aulas teóricas e 6 práticas, a programação científica teve a Biodisponibilidade, Sustentabilidade e Afetividade como seu tema principal.

Os palestrantes apresentaram importantes discussões, como a desmitificação das hemp seeds e a influência do Food Design na atualidade, no Módulo Tendências da Gastronomia, e a ação na nutrição na modulação do sono e do humor, no Módulo Mood Food.

Já em nossa cozinha equipada em sala, foram realizadas receitas conectadas com os princípios da sustentabilidade, como Brevidade de Banana com Canela, Tapioca de Araruta e Panaceia Ayurveda, sempre aliando o sabor dos alimentos à biodisponibilidade de nutrientes.

Entre os destaques desta edição, estava Gabriela Kapim. Nutricionista especializada em alimentação infantil, apresentadora dos programas Socorro! Meus Pais Comem Mal e Socorro! Meu Filho Come Mal, exibidos pelo canal GNT, e autora de dois livros, Gabriela já ajudou a transformar os hábitos alimentares de milhares de famílias brasileiras e apresentou a palestra ”Alimentos regionais na rotina alimentar da família”

Reproduzir vídeo

Sucesso absoluto de público, o Talk Show “Biodisponibilidade, sustentabilidade e efetividade” reuniu o renomado chef Renato Caleffi, o apresentador e cozinheiro Rodrigo Hilbert e a nutricionista integrativa Lulia Dib. O trio compartilhou suas experiências e discutiu como utilizar da alimentação para aproximar as pessoas e remeter a momentos especiais, isso sem abrir mão da saúde e da sustentabilidade.

Mais do que um evento, o Congresso atua como um movimento em prol da saúde, do sabor, da inovação, da redução dos impactos ambientais e da afetividade no ato de comer!

Confira todos palestrantes e temas da 11ª edição do Gluten Free Brasil.

Módulo Biodisponibilidade e Sabor
A nutricionista Gabriela Kapim falou sobre “Alimentos Regionais na rotina alimentar da família”

O Chef André Nutri falou sobre “Cozinhando sem glúten: o que há de novo?” 

Módulo Gastronomia Digital
A Chef Izabela Dolabela falou sobre “A transformação da gastronomia na era digital”

O criador de conteúdo Betto Auge falou sobre “Food Styling – A arte de gerar desejo”

Módulo Tendências da Gastronomia
A nutricionista Lis Cereja falou sobre “Vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos”

A Chef Mell Cady falou sobre “Superfood: O uso de hemp em preparações”

O publicitário Alê Carvalho falou sobre “Food Design: Comida muito além da função”

Módulo Homenageado do Ano
O empresário Eduardo Sousa falou sobre “Café não é tudo a mesma coisa” A jornalista Giuliana Bastos falou sobre “Café não é só cafeína”

Módulo Mood Food

A médica Juliana Moraco falou sobre “Cozinhando para o sono: entendendo o ciclo circadiano” 

A nutricionista Aline Quissak falou sobre “Modulação do humor através da alimentação”

Talk Show
O Chef Renato Calleffi, o apresentador e cozinheiro Rodrigo Hilbert e a nutricionista Lulia Dib falaram sobre “Biodisponibilidade, sustentabilidade e afetividade”
Módulo Cozinha e Microbiota
O biólogo Lucas Montanari falou sobre “Kombucha: a magia da fermentação”

A nutricionista Valentina Slavieiro falou sobre “Cozinha Ayurvedica na saúde intestinal” 

Módulo Vai se Food
A jornalista Ailin Aleixo, a Nutricionista Alê Luglio e a Toxicóloga Mônica Lopes falam sobre “Cozinha saudável em um mundo doente?”