Café, homenageado de 2022 na 11ª Edição do Gluten Free Brasil

Produtores de cafés orgânicos, biodinâmicos e agroflorestais foram os destaques.

O Gluten Free Brasil seleciona, a cada edição, um alimento para homenagear, com a proposta de divulgar as suas riquezas nutricionais, além do sabor e importância sócio-cultural.

Depois da quinoa, coco, sorgo, açaí, abacate e cacau, em 2022 foi a vez do café. A sua multifuncionalidade, alta densidade nutricional, relação com a cultura, culinária, economia e história fazem dele um item indispensável da rotina dos brasileiros. Mas será que enxergamos esse alimento além do seu consumo final?

O propósito dessa ação foi incitar reflexões e questionamentos pertinentes para quem compra e prescreve o café. No lounge do Homenageado do ano de 2022, os congressistas tiveram contato direto com a origem e as formas mais sustentáveis de produzir o grão. Em um ambiente com 9 stands personalizados, os visitantes puderam degustar novos sabores e rever a maneira como nos relacionamos com o alimento.

Imersão sensorial

Nos dois dias do evento, 9 produtores selecionados de cafés orgânicos, biodinâmicos, especiais e de agrofloresta expuseram seus produtos e contaram um pouco de sua história. Foi o momento perfeito para que nutricionistas, food designers, P&Ds e varejistas se apaixonassem (ainda mais) por esse sabor tão tipicamente brasileiro.

O Homenageado do ano de 2022 recebeu os produtores Amor Expresso, Aura Café, Colheita das Alegrias, Cuesta Café, Kento Café, Cafezoca, Coronel Café, Bello Grão e Wolf Café.

Módulo do Gastronomia Funcional:

“Homenageado do Ano” Além da imersão sensorial, os congressistas foram convidados pelo empresário Eduardo Souza e a nutricionista Giuliana Bastos a conhecerem a fundo a cadeia produtiva do café. Afinal, café é um patrimônio cultural que pode ser, sim, sustentável. No Módulo Homenageado do Ano, durante o 5° Congresso de Gastronomia Funcional, os congressistas refletiram sobre como podemos agir para resgatar técnicas e aprimorarmos a produção e o consumo desse alimento.