A suplementação e coenzima Q10 na
nutrição clínica avançada

A coenzima Q10 é um componente lipossolúvel, produzido pelo organismo e tem papel vital no metabolismo energético, atuando na cadeia de transporte de elétrons, onde a energia é obtida pela fosforilação oxidativa. A suplementação de coenzima Q10, além de modular esse processo energético celular, é uma estratégia efetiva em vários efeitos benéficos para a saúde, como redução da pressão arterial, amenização de fatores de inflamação, diminuição das concentrações de lipoproteínas plasmáticas e do estresse oxidativo.

Estresse oxidativo mitocondrial e coenzima Q10

O estresse oxidativo e a disfunção mitocondrial são características que levam a desordens clinicas, como as doenças cardiovasculares. A coenzima Q10 atua como um potente antioxidante, estabilizador de membrana e cofator na produção de trifosfato de adenosina por fosforilação oxidativa, inibindo a oxidação de proteínas e DNA. Sua suplementação pode conferir potenciais vantagens prognósticas em pacientes com insuficiência cardíaca e em outras doenças metabólicas relacionadas ao estresse oxidativo.

Uma revisão sistemática conduzida por Cirilli et al. (2021) avaliou a suplementação da coenzima Q10 em diferentes aplicações clínicas. As ações benéficas da coenzima dependem principalmente de suas funções bioenergéticas e antioxidantes bem conhecidas, contudo, foi observado nos estudos asvias bioquímicas celulares de sua atuação, por meio de sinalização redox e modulação da função mitocondrial. Os efeitos encontrados com sua suplementação foram: melhora da fertilidade, redução de agravos cardiovasculares, aumento do desempenho esportivo, modulação cognitiva e redução da inflamação em doenças crônicas.

Coenzima Q10 e inflamação na SOP

Outro estudo recente, feito por Taghizadeh et al. (2021) determinou os efeitos da suplementação de coenzima Q10 sobre os índices de disfunção inflamatória e endotelial em mulheres com sobrepeso e obesidade com síndrome dos ovários policísticos (SOP). Em um modelo de ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, 43 mulheres com sobrepeso e obesas diagnosticadas com SOP foram divididas aleatoriamente em dois grupos: um grupo recebeu 200 mg de cápsulas de CoQ10 por dia e o outro recebeu placebo durante 8 semanas. Avaliaram-se os biomarcadores de inflamação e disfunção endotelial, incluindo proteína C reativa de alta sensibilidade (hs-CRP), fator de necrose tumoral-α (TNF-α), interleucina-6 (IL-6), molécula de adesão celular vascular-1 (VCAM-1), molécula de adesão intercelular-1 (ICAM-1) e E-selectina.

A suplementação de CoQ10 resultou em reduções significativas nos níveis séricos de todos os biomarcadores inflamatórios analisados antes e após a intervenção.

Modulação bioenergética e a coenzima Q10

O exercício físico apresenta a capacidade em aumentar 20 vezes o volume de oxigénio total consumido, mecanismo que aumenta a produção de espécies reativas de oxigénio (ERO). A coenzima Q10 possui uma importante ação antioxidante na membrana mitocondrial interna, eliminando os radicais livres e, desse modo, reduzindo seus efeitos deletérios. A suplementação com esse composto nos parâmetros relacionados ao exercício demonstra propriedades positivas na atividade bioenergética e antioxidante.

REFERÊNCIAS

SARMIENTO, A. et al. Coenzyme Q10 Supplementation and Exercise in Healthy Humans: A Systematic Review. Curr Drug Metab., v. 17, n. 4, p. 354-58, 2016. Cirilli I, Damiani E, Dludla PV, Hargreaves I, Marcheggiani F, Millichap LE, Orlando P, Silvestri S, Tiano L. Papel da coenzima Q 10 na saúde e na doença: uma atualização sobre os últimos 10 anos (2010-2020). Antioxidantes (Basileia). 23 de agosto de 2021;10(8):1325. Ghavami, A., Mohammadi, H., Hadi, A., Ziaei, R., Nattagh-Eshtivani, E., Sheykhrobat, MV, & Askari, G. (2020). Efeitos da suplementação de coenzima Q10 em índices antropométricos em adultos: uma revisão sistemática e meta- análise de ensaios controlados randomizados. Revista internacional de medicina preventiva, 11 , 181. Taghizadeh S, Izadi A, Shirazi S, Parizad M, Pourghassem Gargari B. The effect of coenzyme Q10 supplementation on inflammatory and endothelial dysfunction markers in overweight/obese polycystic ovary syndrome patients. Gynecol Endocrinol. 2021 Jan;37(1):26-30.