Café será o homenageado do ano no Gluten Free Brasil 2022

O café é uma bebida que apresenta mais de mil compostos bioativos, com efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e outros terapêuticos que oferecem benefícios à saúde, especialmente a longo prazo. Da composição nutricional do alimento, destacam-se a presença de cafeína, ácidos clorogênicos e polifenóis em maior concentração.

Descafeinado, biodinâmico, to go, coado, orgânico, espresso, agroflorestal… Hoje, o café se apresenta de diversas formas e ajuda a contar inúmeras histórias que perpassam o próprio desenvolvimento das suas formas de cultivo e consumo. Entre elas, um universo de possibilidades que relacionam a produção do café à saudabilidade e à sustentabilidade.

As primeiras mudas de café no Brasil foram plantadas no século XVIII

Café e sustentabilidade

Entre os principais produtores de café no mundo, o Brasil se encontra em posição de destaque quanto ao conceito de sustentabilidade. O café sustentável é resultado de processos produtivos que oferecem resultados positivos para a sociedade e o meio ambiente, reduzindo seus riscos ambientais. Hoje, dois modelos de produção, em especial, ganham cada vez mais relevância no país quando o assunto é sustentabilidade na produção do café: o biodinâmico e o agroflorestal. 

Café e saúde

Em 2019, o Gluten Free Brasil homenageou o cacau devido a sua composição de alta densidade nutritiva

Os benefícios do consumo de café para a longevidade foram associados em todos os tipos da bebida, segundo um estudo na ciência (Loftfield et al., 2018). Sua riqueza nutricional, com destaque não apenas para o efeito estimulante da cafeína, mas também pela presença dos polifenóis que auxiliam na redução dos radicais livres, fazem do café um importante aliado para a prevenção de doenças e promoção do bem-estar.

Além disso, o mercado oferece opções especiais de café enriquecidas com especiarias naturais, como cúrcuma, canela e cacau, que agregam maior teor de nutrientes e favorecem os benefícios da prescrição individualizada, além de proporcionar um sabor diferenciado à bebida.

Sistema agroflorestal reduz o custo com adubação para produzir café orgânico

No primeiro, a prática agrícola deve respeitar a integração entre solo, plantas, animais e homem. Os insumos utilizados no plantio do café biodinâmico são produzidos a partir de fontes naturais que mantêm o solo equilibrado sem causar os impactos ou prejuízos derivados do uso de produtos químicos. Já a agrofloresta é um conjunto de técnicas que reúne agricultura e preservação para potencializar a plantação e proporcionar mais qualidade ao café, diminuindo drasticamente os efeitos negativos da produção ao ecossistema.

Durante os dois dias de congresso, o Gluten Free Brasil 2022 receberá dez produtores locais de cafés orgânicos, biodinâmicos e de agrofloresta, além de chefs e nutricionistas, para estimular a imersão do congressista no universo do café, ressaltando a importância da inclusão do alimento no dia a dia do paciente.

Gluten Free Brasil 2022

Juntamente com o Gluten Free Brasil, ocorre a primeira edição da Free From Functional Food Expo South America, em parceria com a E4 e a maior feira de alimentos funcionais da Europa – a Free From Functional Food Expo. São focados em alimentos que não contém substâncias específicas que causam alergias – como glúten, por exemplo. Mais de 90 marcas estarão presentes para divulgar e trazer mais visibilidade aos seus produtos.

Além dessas novidades, será apresentado o 5° Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional, com o tema “Biodisponibilidade, sustentabilidade e afetividade”. O congresso irá abordar as relações do paciente com a comida, de forma positiva, no âmbito socioambiental e sem deixar de lado a saudabilidade e sabor das preparações. Os participantes serão levados ao futuro da gastronomia funcional, com os congressistas mostrando as mudanças nos conceitos de alimentação saudável. Grandes convidados como Rodrigo Hilbert e Gabriela Kapim vão palestrar sobre seus conhecimentos e como isso pode ser de grande ajuda aos nutricionistas e espectadores.

O Gluten Free Brasil será realizado nos dias 22 e 23 de julho, no Centro de Exposições Frei Caneca. O maior evento gluten free da América Latina retorna à cidade de São Paulo para oferecer uma experiência imersiva na nutrição avançada em um novo raciocínio clínico para as condutas do nutricionista. O congresso contará com mais de 64 horas de conteúdo ao vivo ministrado por mais de 50 palestrantes em três salas simultâneas e 7 Talk Shows, além da presença das marcas mais prescritas no mercado de alimentação saudável. 

Inscreva-se no Gluten Free Brasil 2022 aqui.

REFERÊNCIAS

ROSZKOWSKA, Anna et al. Non-Celiac Gluten Sensitivity: a review. Medicina. Polônia, p. 1-19. 28 maio 2019. Disponível em: https://www.mdpi.com/1648-9144/55/6/222/htm. Acesso em: 18 mar. 2022