#GF2022 realiza imersão inédita no diagnóstico microbiológico

Os resultados dos exames laboratoriais são de fundamental importância para a prática clínica diária, em todos os níveis de atenção à saúde. Estima-se que por volta de 70% das decisões e diagnósticos são realizados tomando como base os testes de laboratório.

Diante desse cenário, mostra-se imprescindível que o nutricionista entenda como funcionam os exames laboratoriais que mais solicita no seu atendimento, como o do diagnóstico microbiológico.

No Microbiota Experience, durante a 11ª Edição do Gluten Free Brasil, os congressistas tiveram a oportunidade única de conhecer a fundo as quatro fases desta importante análise.

Em local reservado, uma estrutura foi montada exclusivamente para a simulação da atividade laboratorial. Auxiliados pelo biólogo Bruno Zylber
e pelo farmacêutico e bioquímico Alessandro Silveira, coordenadores do projeto, os visitantes passaram pelas estações: Microscopia, Visualização de placas,
Testes fenotípicos e Testes genéticos.

De hora em hora, grupos de 8 congressistas participaram desta experiência enriquecedora e nunca antes feita em um congresso científico.

A experiência contou com o apoio da empresa Microecologia.

O laboratório alemão desenvolve há mais de 15 anos métodos de análise e quantificação da microflora humana, correlacionando-os com as diversas situações patológicas.

Em diferentes partes do mundo, a Microecologia atua para desenvolver processos microbiológicos, imunológicos e biológico-moleculares para apoiar o profissional clínico em suas atividades diárias.